Atualidades

A padroeira do Brasil

Nicho de Nossa Senhora da Conceição Aparecida na Basílica, em Aparecida - SP

A dia 12 de outubro é a festa da Padroeira do Brasil. É impressionante o número de Brasileiros que sabem nada sobre a padroeira, Nossa Senhora Aparecida. A cidade de Aparecida é uma cidade ao norte do Estado de São Paulo. Situada a 195 kilometros da capital. Lá se encontra o maior santuário mariano católico do mundo. Tudo começou em 1717, quando três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedrosa, moradores nas margens do rio Paraíba do município de Guaratinguetá, cansados e desanimados por não terem apanhado peixe algum, depois de várias horas de trabalho, já estavam rumando de volta, quando, lançando mais uma vez a rede, retiraram das águas o corpo de uma imagem sem cabeça e, num segundo arremesso, encontraram também a cabeça da imagem de terra cozida. Impressionados pelo evento, experimentaram mais um lance da rede; e naquele momento foi tão abundante a pescaria que encheram a canoas. A pesca, quase milagrosa, despertou grande curiosidade em relação à imagem que limparam com muito cuidado e verificaram que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura. Colocaram-na no oratório de sua pobre morada e diante dela começaram a fazer suas orações diárias. Não tardou a Virgem Santíssima a mostrar por novos sinais que tinha escolhido esta imagem para distribuir favores especiais a seus devotos.

A devoção e a afluência do povo cresciam todos os dias e por isso impunha-se a construção duma capela em lugar apropriado a fim de facilitar a devoção dos fiéis. Estava aí o morro dos coqueiros, o mais vistoso de todos os altos que margeiam o Paraíba. Em cima deste morro foi construída a primeira capela em 1745 e foi celebrada a primeira missa. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, já então chamada pelo carinhoso nome de Aparecida, estava em seu lugar definitivo, dando origem à cidade do mesmo nome. As etapas ascensionais que incrementaram a devoção a Nossa Senhora Aparecida são as seguintes: A primeira capela, várias vezes reformada e aumentada, era pequena demais e foi substituída em 1888 por outra muito maior e mais artística. Feita a construção material, o bispo diocesano quis prover o santuário com adequado serviço religioso. Para isso, convidou os Padres Redentoristas, que desde o ano 1894 exercem com admirável zelo a direção e assistência espiritual do santuário. Em 1908 o papa elevou o santuário à dignidade de basílica. Em 1930 o Papa Pio Xl, acolhendo favoravelmente o pedido dos Bispos do Brasil, proclamou solenemente Nossa Senhora Aparecida padroeira principal do Brasil. Com o crescer contínuo das romarias, somando vários milhões os romeiros de cada ano, notou-se que o santuário se tornara demasiadamente pequeno. Desde o ano 1950 pensou-se na construção de um novo e mais majestoso templo mariano. A grande construção com suas dependências duraram mais de vinte e cinco anos e, finalmente foi solenemente consagrada na histórica visita do papa João Paulo ll ao Brasil, no dia 4 de julho de 1980. O imponente santuário tem mais de 18.000 metros quadrados de área coberta e capacidade para 32.000 pessoas, e em casos especiais pode abrigar em suas dependências aproximadamente 70.000 mil pessoas. Em 2007, o atual papa, Bento XVl visitou a Basílica de Aparecida para inaugurar a Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino Americano do Caribe. E ficou impressionado pela fé dos romeiros e a pastoral dos padres Redentoristas na Basílica. Em 2010 pouco mais de doze milhões de romeiros visitaram a Basílica.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald
Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1

( Dados do livro “O Santo do Dia”, pp.451-454)

Compartilhe

Subir

2 Comentários »

2 Comentários »

  • FatinhaSarmento disse:

    Um dia no Santuário é uma graça de Deus.Está na "casa da Mãe"é estar reabastecida com graças e bençãos. Tudo respira fé, espiritualidade.É um clima diferente.Eu fui!

  • Ana Cristina disse:

    Fiquei admirada e agradeço por existirem,afinal somos Católicos Brasileiros
    precisamos saber,mais e mais,obrigada!


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Crianças, adolescentes e adultos se reúnem para formação em Fortaleza

Conduzidos pela mão de Deus

Nota de repúdio dos bispos do Regional CNBB NE1-Ceará diante do escárnio público contra os símbolos sagrados

Em 2017, o Dia Mundial dos Pobres dia será celebrado em 19 de novembro.

Coleta da Campanha Missionária acontece neste final de semana no Brasil e no mundo


QR Code Business Card