Sessão na Assembleia Legislativa vai homenagear os 25 anos de ordenação episcopal de Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza

DSC05979

O evento será realizado no Plenário 13 de Maio, na próxima segunda-feira (10), às 19h.

No ano em que se comemora o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, a Assembleia Legislativa do Ceará realizará sessão solene em homenagem aos 25 anos de ordenação episcopal do arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. O evento será realizado no Plenário 13 de Maio, nesta segunda-feira (10), às 19 horas. A solenidade foi requerida pelos deputados estaduais Carlos Matos, Evandro Leitão e Walter Cavalcante e aprovado pela Mesa Diretora da Casa.

Na ocasião, dom José Antonio receberá uma placa comemorativa do Poder Legislativo em reconhecimento ao jubileu de trabalho, amor e doação ao Ceará. Além do arcebispo de Fortaleza, foram convidados representantes da Igreja Católica do Ceará, representantes dos diversos organismos da Arquidiocese de Fortaleza e sociedade civil.

25 anos de episcopado

Celebrar um jubileu tem significado especial para a Igreja, pois relembra o favor de Deus para com seu povo e seus escolhidos. Dos vinte e cinco anos de episcopado de dom José, dezessete são na Arquidiocese de Fortaleza, porção da Igreja que ele conhece acuradamente, muito por conta das visitas pastorais que mantém sistematicamente às mais de cento e quarenta paróquias e Áreas Pastorais.

O lema de episcopado do arcebispo remete a uma frase da Virgem  Maria dita na resposta ao anjo Gabriel, “Fiat Volutas Tua” (Seja feita a Tua vontade). A expressão evoca o total abandono nas mãos de Deus e em Sua vontade.  Em mensagem do Papa Francisco ao arcebispo pela data, o Romano Pontífice destaca as obras realizadas na vinha do Senhor, suplicando a Deus que o bispo sempre se lembre de receber o Verbo de Deus em si mesmo.

Dom José Antonio

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques foi nomeado arcebispo metropolitano de Fortaleza pelo Papa João Paulo II, em 13 de janeiro de 1999. Nesses dezessete anos de governo episcopal na arquidiocese de Fortaleza, Dom José realizou inúmeras ações de evangelização, como por exemplo, visitas pastorais, o projeto do dízimo, a criação do Fórum dos Movimentos Eclesiais e a nomeação de presbíteros.

O arcebispo liderou ainda movimentos importantes da Igreja Católica, como a Caminhada com Maria, declarada patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Conheça um pouco mais sobre a história do arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio acessando o link:

2016-09-29-PHOTO-00000001