Atualidades

[Artigos] Martírio de São João Batista

padre-Brenda200No dia 29 de agosto a Igreja Católica celebra a festa do Martírio de São João Batista. Conhecido como o “precursor” de Cristo. Filho de Zacarias, sacerdote do Templo, e de Isabel, prima de Maria, a Mãe de Jesus. Nasceu milagrosamente, quando seus pais eram já idosos. Sua vida e pregação, seus atos e morte parecem nos quatro evangelhos. Isso significa que os primeiros cristãos davam uma importância muito grande ao fato. A palavra “batizar” vem do grego e era usada na linguagem de todo dia, significando “mergulhar”. Nada sabemos da infância e adolescência de João, até que começou a pregar e batizar próximo do ano 27 de nossa era. O Evangelho descreve com traços fortes e sóbrios seu estilo de vida e pregação. Parece o retrato vivo dos profetas do AT: alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre, vestia uma pele de camelo e pregava o arrependimento e a preparação para a vinda do Messias e de seu reinado. Segundo São Lucas 1, 80 viveu no deserto até o dia de sua manifestação a Israel. Jesus, falando sobre João Batista disse: “Na verdade vos digo, dentre os nascidos de mulher nenhum foi maior que João Batista” (Mt 11, 7-11). São Lucas também recorda a mesma coisa: “Entre os nascidos de mulher não há ninguém maior do que João” (Lc 7, 28).

Chegado o tempo “foi-se por toda a região do Jordão proclamando o batismo para o perdão dos pecados” (Lc 3,3). João aparece como o preparava o caminho da salvação. “Eu vos batiza com água, mas vem o que é mais forte que eu e não mereço soltar-lhe a correia do sapato. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo” (Lc 3, 16). Daí vem seus dois grandes títulos: “Precursor” e “Batista”. João, com efeito, batizou o Cristo e o reconheceu como o Messias quando o Espírito Santo desceu sobre ele (Jo 1, 29-34). O batismo de Jesus por João foi o evento mais importante de sua vida. João Batista deu testemunho sobre Jesus dizendo: “Eu vi o Espírito descer do céu em forma de pomba e permanecer sobre Ele”. Eu não o conhecia, mas quem me enviou para batizar com água me disse: “Aquele sobre quem vires descer o Espírito e permanecer, esse é que batiza no Espírito Santo. Ei vi e dou testemunho de que este é o Filho de Deus” (Jo. 1,29-34). João enfatizou a dimensão de conversão no batismo, e pregou isto para todo o povo de Israel.

Cumprindo sua missão de profeta, denunciou a união incestuosa de Herodes com sua sobrinha Herodíades, mulher de seu irmão. O ódio de uma e a debilidade do outro se combinaram para que Salomé, filha de Herodíades, a pedido de sua mãe, exigisse a cabeça de João depois de haver dançado na frente do rei. Herodes mandou executá-lo na prisão de Maqueronte, às margens do Mar Morto. Pouco depois lhe era apresentada a cabeça em uma bandeja.  Nada sabemos com certeza sobre suas relíquias. Sabemos somente que os discípulos de João ouvindo da sua morte, foram lá, pegaram o corpo dele  e o colocaram num túmulo (Mc 6, 21-26). Várias tradições as situam em Sebaste na Samaria onde lhe era rendido culto já no século lV. A festa de seu nascimento vem sendo celebrada ininterruptamente desde o século lV no dia 24 de junho, tanto no Oriente como no Ocidente. Numerosas Igrejas levam seu nome em todo o mundo. A festa de sua decapitação ou morte celebra-se a 29 de agosto e a festa de seu nascimento no dia 24 de junho. Aqui no Brasil São João batista é Padroeiro principal da Arquidiocese de Niterói, e das dioceses de: Almanar, Barreiras, Caratinga,  São João de Boa Vista, São João del Rei e Foz do Iguaçu.

                                                           Pe. Brendan Coleman Mc Donald,  Redentorista

 

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

D. Fisichella nos 25 anos da Veritatis Splendor: quem critica o Papa não é fiel à tradição católica

Bairro Ellery festeja São Francisco de Assis

Encontro de preparação para 3ª Semana Catequética Paroquial

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida no Montese realiza Carreata dia 30 

10ª edição da Marcha pela Vida em Fortaleza

Papa: não se pode acreditar em Deus e ser mafioso


QR Code Business Card