Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

[Artigos] Dados sobre o Sínodo

padre-Brenda200Há 270 padres sinodais com direito a voto na 14ª. Assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada às questões da família, que vai decorrer entre os dias 4 e 25 deste mês. A lista inclui delegados eleitos por mais de 110 conferências episcopais e os chefes das Igrejas Orientais com direito próprio, além de 10 religiosos eleitos pela sua União de Superiores Maiores. Os participantes com direito a voto são provenientes dos cinco continentes: 54 da África, 64 da América, 36 da Ásia, 107 da Europa e 9 da Oceânia. Os bispos brasileiros com direito a voto são: Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília; Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari; Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana; Cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo; Cardeal Raymundo Damacendo Assis, arcebispo de Aparecida; e Dom Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo de Manaus.

Entre os participantes estão também os 25 presidentes dos Dicastérios da Cúria Romana, o secretário-geral e o subsecretário do Sínodo dos Bispos, bem como 45 cardeais, bispos e padres selecionados pelo Papa, que aprovou ainda a escolha de 24 peritos e 51 ouvintes, lote no qual se incluem 18 casais de vários países. Entre os peritos está o religioso brasileiro António Moser, especialista em teologia moral. Os trabalhos estão sendo divididos em três semanas, abordando cada uma das partes do instrumento de trabalho (desafios, vocação e3 missão da família) com intervenções gerais e 13 sessões de trabalho de grupo semanais cujas conclusões serão publicados.

Cada um dos 318 participantes com direito à palavra tem 3 minutos para intervir nas chamadas congregações gerais, que são 18 no total. No final destas três etapas, uma comissão vai elaborar um projeto de relatório final, que é depois votado pelos participantes a 24 de outubro. Esse texto é depois apresentado ao papa Francisco, a quem compete tomar as decisões relativas a estas propostas. O Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, a quem compete tomar as decisões relativas a estas propostas. O Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa, pode ser definido em termos gerais como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo. Até hoje houve 13 assembleias gerais ordinárias e três extraordinárias, a última das quais em outubro de 2014.

Fonte: Agência Ecclesia Vaticana.

                                                Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1

 

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais