Atualidades

[ARTIGO] Conselho de Leigos, em clima de assembleia

CAL220“Os fiéis leigos, em virtude do Batismo, são protagonistas na obra de evangelização e promoção humana”. É com esta afirmação do Papa Francisco, que o Conselho Nacional do Laicato do Brasil-CNLB, anima e convoca os leigos e leigas dos Regionais e das Organizações filiadas para a XXXIII Assembleia Geral Ordinária a realizar-se nos dias 1, 2 e 3 de agosto próximo, na Casa Cordimariana de Encontros e Retiros, em Caucaia.

Dando continuidade ao que se realizou em Cuiabá/MT, em junho de 2013, o Ceará recebeu a responsabilidade de reunir afeto, coragem, fraternidade e muito calor humano para sediar este encontro de irmãos e irmãs, que vão refletir sobre a sua missão na ação evangelizadora da Igreja, enquanto batizados que vivem no mundo e devem impregná-lo com seu testemunho de fé, agindo como “sal, fermento e luz” na transformação das realidades que atentam contra a dignidade humana e ferem o projeto de Deus para seus filhos e filhas.

O processo de preparação vem sendo feito através de uma comissão de leigas e leigos e recebeu incentivo na Assembleia Geral Ordinária do CNLB-Regional NEI realizada no dia 05 deste na Casa do Leigo, ocasião em que na presença de leigos e leigas das Dioceses de Crato, Quixadá, Tianguá, Limoeiro, Iguatu, Itapipoca e da Arquidiocese de Fortaleza foram definidos os delegados do Regional e outros acertos organizacionais.

A manhã desse mesmo dia, foi dedicada a uma reflexão voltada para o Tema da Assembleia Nacional: “Cristão Leiga e Leiga, sujeito eclesial, no sentido de despertar cada vez mais o laicato para assumir sua missão como Igreja, respondendo positivamente ao que esperam nossos pastores segundo a opinião de dom Severino Clasen, bispo referencial que disse: “queremos ter uma Igreja mais forte, com a participação de todos os batizados”.

Esse clima de revitalização, renovação e assembleia terá para o Regional NEI um sabor diferente pois contará também com o III Fórum do Laicato a realizar-se nos dias 22, 23, e 24 de agosto no Centro Diocesano de Pastoral, em Iguatu, sob a orientação de dom João Costa, referencial do Regional. O citado encontro, vai continuar trazendo luzes para a caminhada refletindo sobre o tema: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14) e conclamando a todos com lema: “Embora sendo muitos, formamos um só corpo”, mensagem que nos fortalece na participação e comunhão.

Como veem irmãos e irmãs, a Igreja do Brasil através de suas (Arqui)Dioceses, Paróquias, Organismos e Entidades Laicais prepara-se para viver um mês vocacional bastante forte, onde todos nós batizados podemos nos fortalecer na fé e na coragem de testemunhar Jesus Cristo no mundo onde vivemos, repleto de desafios e necessidades mas sedento da graça e da esperança que só encontramos no amor e na misericórdia de Deus.

Caro leitor ou leitora, procure participar também, desses momentos, você é convidada/o a unir-se à todos que caminham como Igreja Povo de Deus e desejam construir um mundo melhor.

Na alegria da espera dizemos: Seja bem-vindo quem chega, seja iluminado quem participa, sejam todos abençoados!

Por Elenise Mesquita, Secretária do Conselho Arquidiocesano de Leigos e colaboradora na Comissão de Comunicação da Assembleia.

Compartilhe

Subir

1 Comentário »

1 Comentário »

  • Fernando Morais diz:

    Olá irmãos e irmãs do conselho de leigos da arquidiocese de fortaleza, venho por meio desta, pedir maiores esclarecimentos sobre o encontro, como estadia, valores e o que mais for necessario para q/ eu possa participar deste encontro, Paz e bem do irmão em Cristo, Fernando Morais, desta mesma arquidiocese, aguardo resposta, boa noite.


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

D. Fisichella nos 25 anos da Veritatis Splendor: quem critica o Papa não é fiel à tradição católica

Bairro Ellery festeja São Francisco de Assis

Encontro de preparação para 3ª Semana Catequética Paroquial

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida no Montese realiza Carreata dia 30 

10ª edição da Marcha pela Vida em Fortaleza

Papa: não se pode acreditar em Deus e ser mafioso


QR Code Business Card