Festa da Vida

festa-da-vida-logomarca-cópia300

Vale recordar que tudo começou em 2008, quando, inspirados no tema da Campanha da Fraternidade – Fraternidade e Defesa da Vida – várias pessoas de boa vontade reuniram-se para pensar um momento de celebração da vida, em oposição às muitas notícias de morte e negação da vida, veiculadas diuturnamente.

Estabeleceu-se, então, a proposta, seguindo a temática da Campanha da Fraternidade:

10a Festa da Vida, realizada na Paróquia Santa Cecília – Bom Jardim, 16 de dezembro de 2018. (VEJA O VÍDEO)

• 9ª Festa da Vida, 17/12/2017 – Paróquia Nossa Senhora das Dores, Otávio Bonfim; (VEJA O VÍDEO)
  • 8ª Festa da Vida, 12/12/2016 – Parque Ecológico Rio Branco, Fortaleza. (VEJA O VÍDEO)
  • 7ª Festa da Vida, 13/12/2015 – Catedral Metropolitana de Fortaleza. (VEJA O VÍDEO)
  • 6ª Festa da Vida, 14/12/2014 – Paróquia São Francisco de Assis, Conjunto Palmeiras. (VEJA O VÍDEO)
  • 5ª Festa da Vida, 15/12/2013 – Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Mucuripe; (VEJA O VÍDEO)
  • 4ª Festa da Vida, 16/12/2012 – Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Bairro de Fátima; (VEJA O VÍDEO)
  • 3ª Festa da Vida, 11/12/2011 – Paróquia Nossa Senhora das Dores, Otávio Bonfim; (VEJA O VÍDEO)
  • 2ª Festa da Vida, 12/12/2010 – Condomínio Espiritual Uirapuru; (VEJA O VÍDEO)
  • 1ª Festa da Vida, 13/12/2009 – Condomínio Espiritual Uirapuru; (VEJA O VÍDEO)

15ª Festa da Vida: Fraternidade sem fome, com justiça, partilha e comunhão

Desde 2008, a Arquidiocese de Fortaleza se une aos variados grupos cristãos para realizar, no 3º domingo do Advento, a Festa da Vida. Sempre é oportuno relembrar como nasceu essa celebração.

A Festa da Vida nasceu em um seminário sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2008, que nos provocava para algo mais do que a vivência forte no período da Quaresma: “Fraternidade e Defesa da Vida”. Vimos que era necessário um olhar mais detalhado sobre os movimentos e ações que defendem a vida todos os dias, o ano inteiro. Mais que isso, era preciso celebrar essas iniciativas e fortalecê-las.

Desde então, a Festa da Vida tem sido um dia de partilha de conhecimentos, de vivência da mística que valoriza a luta de quem se opõe a todos os tipos de morte. É um dia profético e de testemunho da máxima do Evangelho: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). A Festa da Vida é construída em mutirão, com antecedência e sempre em comunhão com o lema da Campanha da Fraternidade de cada ano.

Portanto, neste ano, 2023, em que refletimos sobre a questão da fome, viveremos a 15ª Festa da Vida, no Santuário Nossa Senhora da Assunção, Vila Velha, no dia 17 de dezembro, Domingo da Alegria, a partir das 10h, com o lema: Fraternidade sem fome, com justiça, partilha e comunhão. Para que a 15ª Festa da Vida seja um dia pleno em participação do povo de Deus, solicitamos que os párocos, vigários, coordenadores de grupos e pastorais divulguem, incentivem, abram espaço para a reflexão sobre esse momento forte de evangelização em missas e reuniões.

Acreditamos que a Festa da Vida é uma expressão genuinamente sinodal, pois nasceu e segue em mutirão, ouvindo os que sofrem as diversas formas de exclusão, mas que não se curvam e seguem firmes, colocando a vida sempre em primeiro lugar, como tão bem tem nos sinalizado Papa Francisco.

ORIENTAÇÕES:

1. Os grupos das regiões episcopais, pastorais e entidades que vão participar expondo seus trabalhos nas tendas comunitárias ou organizando suas próprias tendas devem comunicar-se até 30 de novembro com Zildete Queiroz (85) 98865-7196, Rosélia Follmann (85) 99987-1034 ou Rejane Nascimento (85) 988163867.

2. Os grupos que quiserem fazer alguma apresentação artística (dança, poesia, música, coreografia…) deverão entrar em contato até 30 de novembro com Deusdeth Lima (85) 99718 1147, Frei Carlos (85) 99629 0822 ou Erinalda Costa (85) 986653723.

3. A Festa da Vida, desde sua primeira edição, tem a pretensão de ser ecumênica, aberta ao diálogo interreligioso e de dialogar com a sociedade civil, sendo espaço de apresentação dos muitos trabalhos realizados em defesa da vida. Os grupos de outras Igrejas (não católicas), assim como grupos de entidades não eclesiais são convidados a participar e expor suas ações, seus projetos. Para isto, entrar em contato até 30 de novembro com Ademir Costa (85) 99994- 9052 ou Edilene (85) 98771-7264.

4. Para o almoço partilhado cada pessoa ou cada grupo deverá levar além dos alimentos, também seus talheres, pratos e copos de preferência não descartáveis, para não produzirmos muito lixo.