Arquidiocese de Fortaleza prepara Copa da Paz e abrirá igrejas durante o evento

jogue-a-favor-da-vida250No último dia 26 de março a Pastoral do Turismo realizou em Fortaleza uma reunião sobre a Copa do Mundo com o objetivo de articular ações em torno do evento que acontecerá no Brasil, e terá Fortaleza como uma das sedes. Os participantes leram uma nota da CNBB “Jogando pela Vida” orientado as arquidioceses que sediarão o mundial – leia aqui a carta. Um repasse foi feito pelo coordenador da Pastoral do Turismo na Arquidiocese de Fortaleza, padre Gilson Soares, e pelo membro da articulação das pastorais sociais, Francisco Vladimir, que participaram da reunião em Brasília no dia 13 de março.

Durante a reunião, em Fortaleza, houve também uma partilha das ações das pastorais, uma apresentação do projeto Copa da Paz e do fôlder que contém informações sobre a Copa do Mundo.

Padre Gilson Soares apresentou o projeto Copa da Paz na Arquidiocese de Fortaleza onde indica as igrejas que estarão abertas com missas em vários idiomas. Padre Gilson também comunicou que uma mensagem do arcebispo metropolitano de Fortaleza será divulgada juntamente com uma carta do papa Francisco sobre a Copa no Brasil.

Dom Vasconcelos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, também esteve presente na reunião e falou da importância da igreja se posicionar e olhar para a situação, especialmente,  daqueles que estão sendo afetados diretamente com o que a Copa traz e trará de negativo. Ele lembrou das famílias despejadas e convidou a toda a igreja de Fortaleza  denunciar o que não faz bem a vida do povo. Ele lembrou da Campanha da Fraternidade que alerta sobre o tráfico de pessoas também durante eventos como esse. Ao mesmo tempo, a igreja tem que ser acolhedora e oferecer espaço para aquelas pessoas que desejam participar da eucaristia durante a Copa do Mundo”, disse o bispo.

As igrejas que acolherão os turistas são:

Catedral Metropolitana de Fortaleza, Paróquia São José, na Rua Sobral, s/n – Centro, (85) 3231.4196 [email protected];

Cristo Rei – Paróquia Cristo Rei, Rua Nogueira Acioli, 805 – Aldeota, (85) 3231.6600 www.cristoreice.com.br / [email protected];

Santa Luzia – Paróquia Santa Luzia, Rua João Cordeiro, 679, Praia de Iracema, (85) 3254.1444 www.santaluzia.org.br;

Santa Edwirges, Av. Leste Oeste, Moura Brasil – (85) 3212.4766;

São Benedito, Av. do Imperador, 1165, Centro Fortaleza, (85) 3231-7892, E.mail: [email protected];

Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Praça do Carmo, s/n, Centro. https://paroquiadocarmoce.org;

Fátima – Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Rua Paula Rodrigues, 100 – Fátima – (85) 32227.5215 www.blogsantuariodefatima.blogspot.com/ [email protected];

São Vicente – Paróquia São Vicente de Paulo, na Av. Desembargador Moreira, 2211 – Dionísio Torres – (85) 3224.6489 www.paroquiasaovicente.com.br/ [email protected];

Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Av. da Abolição, 3929, (85) 3263.1538, www.paroquiadasaude.com.br / [email protected].

Material

Um GT nacional preparou um material que será enviado para as arquidioceses contendo informações sobre o que fazer para acolher os turistas que estarão nas cidades-sede e ao mesmo tempo denunciar as mazelas geradas pela Copa do Mundo, como por exemplo, o aumento da exploração sexual, o trafico de pessoas e remoções/despejos de famílias. O GT é coordenado pelo Setor Mobilidade Humana, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Pastoral do Turismo. Em breve o comitê local irá disponibilizar para todas as paroquias da Arquidiocese de Fortaleza todo o material.

Nota da CNBB

A CNBB solicita que a mensagem sobre a Copa do Mundo seja divulgada amplamente. O da título da nota é “Jogando pela Vida”, e foi aprovada pelo Conselho Permanente da Conferência, durante reunião realizada entre os dias 11 e 13 de março. No texto, os bispos afirmam que “a Igreja no Brasil acompanha, com presença amorosa, materna e solidária, esse grande evento que reunirá vários países e protagonizará a oportunidade de um congraçamento universal”. Ao mesmo tempo, manifestam solidariedade “com os que, por causa das obras da Copa, foram feridos em sua dignidade e visitados pela dor da perda de entes queridos”.

Os bispos convidam a sociedade brasileira a aderir ao projeto “Copa da Paz” e à Campanha “Jogando a favor da vida – enuncie o tráfico humano”, que têm a finalidade de colaborar para que o evento seja “lembrado como tempo de fortalecimento da cidadania”.

Vídeo (Dom Anuar Battisti, bispo referencial da Pastoral do Turismo, CNBB).

Informações com padre Gilson Soares (85) 9944.8378, ou com Hilda Chavante, Janayna Gomes, Francisco Vladimir (85) 3388.8701, 3388.8702, Secretariado Arquidiocesano de Pastoral.