Arquidiocese de Fortaleza lança Campanha da Fraternidade com temática de Políticas Públicas

campanha da fraternidade 2019

Na manhã da última quinta-feira, 7, no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja foi lançada a Campanha da Fraternidade 2019, na Arquidiocese de Fortaleza. A temática escolhida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27) estimula a participação dos cristãos “em Políticas Públicas, a luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade” (Texto-base, pág. 18).

Para o arcebispo de Fortaleza, d. José Antonio “a Campanha da Fraternidade é um momento em que a Igreja vivendo o caminho quaresmal que é caminho de renovação de vida, refundação da própria fé cristã e das suas consequências. Ainda de acordo com o epíscopo, a Campanha “Surgiu no Brasil justamente para tirar as consequências de convivência social fraterna dessa mudança, dessa conversão humana feita pela graça de Deus e a qual os cristãos todos são chamados a renovar nesse tempo de preparação, celebração do fundamento da nossa fé, que é o mistério pascal do Senhor”, aponta.

O professor Rafael da Silva, membro do Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará, apresentou dados estatísticos (saúde, previdência, índice de desenvolvimento humano) a respeito do tema que perpassa as esferas: federal, estadual e municipal. Para ele Políticas Públicas são “ações do Estado em busca do bem comum, da fraternidade”, embora, o Estado seja o indutor que garanta a execução dos projetos, a sociedade é parceira na construção delas, quer seja dando sugestões, reivindicando, enfim, sendo participativa.

Estiveram presentes no lançamento o bispo auxiliar, dom Júlio César, presbíteros, leigos, parlamentares e a imprensa da Capital.