Atualidades

Arquidiocese de Fortaleza: Formadores participam de encontro nacional

De 9 a 13 de julho realizou-se na cidade do Rio de Janeiro a Semana Nacional de Atualização para Formadores promovido pela OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil). O Encontro contou com a participação de 100 padres de todo o Brasil e teve como objetivo reunir, na perspectiva da Formação Permanente, aqueles que servem em suas (Arqui)dioceses na formação dos futuros presbíteros da Igreja.

O tema proposto neste ano de 2018 foi: “A Dimensão Intelectual da Formação Sacerdotal na nova Ratio Fundamentalis” e teve como assessor, Dom Joel Portella, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Segundo a nova Ratio, “a formação intelectual é parte da formação integral do presbítero; aliás, está a serviço do seu ministério pastoral e incide também sobre a formação humana e espiritual, que daquela retiram um profícuo alimento” (RFIS 117). Dom Joel conduziu os participantes num itinerário de reflexão apresentando os principais pontos sobre a formação intelectual e a importância de sua integração com as demais dimensões trabalhadas no seminário.

Para Dom Joel, a nova Ratio abre um horizonte muito grande que não se resolve num curso como este apenas, ela vai tendo que ser resolvida no cotidiano das dioceses, de cada seminário. “No entanto, o grande valor que eu vejo aqui é a unidade, nós estamos num Brasil enorme, diversificado, mas que há elementos comuns no presbitério hoje, que é nacional, eu diria que aqui está o valor. Primeiro, de articular esta dimensão intelectual que é importantíssima e integrar nas diversas realidades brasileiras e abrir espaço para depois no dia a dia as realidades sendo enfrentadas e resolvidas”, afirmou o assessor

Para Dom Joel, vale ressaltar também a importância de manter esta formação em âmbito nacional, colocando a experiência, ouvindo a realidade, sempre voltando à nova Ratio como também o intercâmbio que é muito significativo de convívio, de conversa, de partilha; na colocação dos problemas um vai vendo que o outro tem realidades semelhantes, ouve sugestões do outro e tenta aplicar à sua realidade.

A Arquidiocese de Fortaleza foi representada pelo Pe Vicente Oliveira, Reitor do Seminário Propedêutico, Pe Macerlândio Gomes e Pe Zacarias Vigílio, respectivamente, Reitor e Vice-Reitor do Seminário São José de Filosofia.

Durante o encontro aconteceu também a eleição da nova presidência da OSIB que, no terceiro escrutínio, elegeu como presidente o Pe Jerônimo Batista da Diocese de Caicó-RN, como vice presidente o Pe Zenildo Lima da Arquidiocese de Manaus-AM, como secretário o Pe Vagner Pacheco da Diocese de Osasco-SP, como tesoureiro o Pe Sidnei Ferreira da Diocese de Cornélio Procópio-PR e como assessor de comunicação o Pe Harley Caldeira da Arquidiocese de Montes Claros-MG.

A Semana de Formação se encerrou com uma emocionante concelebração eucarística aos pés do Cristo Redentor, símbolo da Cidade Maravilhosa e após a Santa Missa houve o lançamento oficial do livro comemorativo dos 40 anos da OSIB.

FOTOS

Pe Vicente Oliveira, Reitor do Seminário Propedêutico

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Contribuições Paroquiais [novembro de 2018]

Marcos de sessenta anos e de dez edições serão celebrados pelo Congresso Mariano de Fortaleza

Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo

Santuário de Canindé lança programação natalina

Dom Leonardo: questão indígena passa por momento difícil no Brasil


QR Code Business Card