Antiga Comissão 8 tem novo nome aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB

Antiga Comissão 8 tem novo nome aprovado pelo Conselho Permanente da CNBBDom Guilherme Werlang, bispo de Ipameri (GO), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, apresentou a proposta de mudança do nome oficial da Comissão que preside. Amparados pela assessoria canônica e pela consulta aos Estatutos e Regimento da CNBB, os bispos foram informados da possibilidade de mudança do nome da Comissão.

O presidente apresentou as razões para a apresentação da proposta. Entre outras, as dificuldades de confusão criada pela semelhança do nome da Comissão com várias instâncias que se ocupam com os temas de Justiça e Paz. Além disso, uma mudança poderia colaborar com a simplificação no modo de se referir ao trabalho da Comissão.

Um processo de reflexão sobre a questão já tem sido realizado há dois anos. Dom Werlang diz que, como resultado desse tempo de aprofundamento, duas sugestões foram apresentadas, com a devida fundamentação pastoral: Comissão Episcopal Pastoral para as Pastorais Sociais e Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio-Transformadora. Considerando o trabalho feito nas reformas do Vaticano e acolhendo o novo nome do Dicastério que se ocupa com temas sociais, uma terceira proposta seria: Comissão Episcopal Pastoral para o Desenvolvimento Humano Integral.

Os bispos do Conselho fizeram várias intervenções sobre as sugestões apresentadas. Outras sugestões também foram apresentadas. A segunda sugestão, contando com uma correção nas palavras que representam melhor a ideia, acabou contando com a simpatia de grande parte dos que fizeram uso da palavra. Dom Werlang lembrou, no meio da discussão, que esta alternativa foi amplamente considerada no processo de discussão sobre o assunto e que se trata de uma solução muito eficiente.

Em seguida, os bispos reformulam as sugestões e foi realizada uma votação para a escolha do novo nome da Comissão: Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora, Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade Social , Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio-Caritativa. A alternativa que recebeu o maior número de votos para foi a primeira proposta e, portanto, torna-se o novo nome da Comissão: “Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora”.