“A Palavra de Deus na Vida da Gente” foi tema da 4ª Semana Catequética da ESPAC

espac300A ESPAC – Escola de Pastoral Catequética realizou de 4 a 7 de Fevereiro de 2013 sua 4ª Semana Catequética, com o tema: A Palavra de Deus na Vida da Gente: A Palavra como fundamento da Catequese hoje. Pe. Justino Martinez fez a conferência de abertura. O objetivo da semana era refletir a Palavra de Deus como fundamento da educação da fé, animando e incentivando os catequistas para um maior compromisso com a vivência da Palavra na Catequese e na vida. Desta forma, a semana entrou em sintonia com o Sínodo dos Bispos e o 1º Congresso Brasileiro de Animação Bíblica que refletiram a centralidade das Sagradas Escrituras na vida da Igreja, na ação pastoral. Quatro sub-temas foram refletidos nas janelas de trabalho: A Palavra de Deus na Iniciação à Vida Cristã; assessores: Erivan Ferreira e Fernando Paixão; Palavra de Deus e a Juventude Hoje, Assessora Ir. Jacqueline Martins; A Mídia na Catequese, assessora: Jeane Freitas; A Música na Educação da Fé, assessor: Fernando Cavalcante

Trezentos catequistas e agentes de pastoral vindos das Regiões: Bom Jesus dos Aflitos, Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora da Conceição, São José, Nossa Senhora dos Prazeres, São Pedro e São Paulo participaram ativamente da semana.

Esperamos que as reflexões feitas durante a semana tenham aquecido o coração dos catequistas e os desafiados a fazerem uma catequese a partir da Palavra de Deus, e que conduza a um maior compromisso com o Projeto de Deus na Igreja e, sobretudo, na Sociedade.

Agradecemos a todos que participaram e principalmente a todos que colaboraram para que a semana acontecesse. Que a ação catequética mediada pela Palavra de Deus, produza muitos frutos.

Por ESPAC – Escola de Pastoral Catequética.

Fotos: Por Alexandre Joca, Pascom da Arquidiocese de Fortaleza – Clique aqui.

6 respostas

1. A Semana Catequética foi maravilhosa. Rica em espiritualidade e partilha de vivências. Nota 10 para Fernando Cavalcante, “A Música na Catequese”.

1. Obrigada, Rafael! Certamente sua presença contribuiu para que a Semana Catequética fosse maravilhosa. Esperamos você nos próximos eventos da ESPAC.

2. Fazendo parte dos trabalhos catequéticos da ESPAC e acreditando no ardor missionário, e alimentando-se pela Palavra e pelos Sacramentos, no reforço e motivação dos testemunhos de Jesus e de tantas mulheres e tantos homens que se apaixonaram pelo Reino, só desejo que a Semana Catequética possa ter ajudado a reacender o amor dos que participaram, pela Catequese destinada a todas as idades,
    a transformação da realidade para uma vida mais de fraternidade e igualdade só depende muitas vezes do trabalho e testemunfo que fazemos. como dizia Pe. dehon: o homem que pretende mudar a sociedade nao pode ter idéias tímidas, e como nos diz Jesus, nao tenham medo, mergulhem para as águas mais profundas. juntos em oraçao pela paz e pelo amor entre todos. elenir, catequista e leiga Dehoniana.

3. A Semana Catequética foi mais um momento em que a ESPAC pode continuar contribuindo para formação de tantos catequistas! Com momentos de reflexões, estudos, místicas e muita alegria! É um privilégio fazer parte desta familia ESPAC!

4. Vejo essa semana como um tempo de Graça e de Luz proveniente da Palavra de Deus e da experiencia de vida dos nossos catequistas… Que a Palavra Seja Luz em vossa missao.

Pe. Emilio Castelo

5. Vejo essa semana como um tempo de Graça e de Luz proveniente da Palavra de Deus e da experiencia de vida dos nossos catequistas… Que a Palavra Seja Luz em vossa missao.