Dom Vasconcelos abre oficialmente o II MUTICOM do Regional Nordeste I

Teve início na noite do dia 04, a segunda edição do MUTICOM – Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 1 da CNBB no Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos da Diocese do Crato-CE. Participam aproximadamente 120 pessoas vindas das nove dioceses que compõem o Regional. O tema que está sendo refletido é “Comunicação e o anúncio da Misericórdia” e lema “Proclamai sobre os telhados a Misericórdia do Pai” (cf. Mt. 10,27).

Na conferência de abertura, o bispo da Diocese de Sobral e referencial da Comunicação no Regional Nordeste I, Dom José Luís Gomes de Vasconcelos, abordou o tema do evento quando dizia que a comunicação na Igreja e da Igreja nos leva a contemplar a Deus que devemos amar sobre todas as coisas. “Ele (Deus) não é solidão, Deus é relação. Deus é relação de três pessoas distintas. Deus é a vida, é a força mística da vida que comunica a vida. Deus é a Palavra que transforma. Deus é amor, pois quem não ama, não conhece a Deus, portanto, Deus é COMUNICAÇÃO, pois comunica a si próprio, seu ser, seu amor e sua infinita misericórdia”, citou.

Dom Vasconcelos ainda citou a origem do termo Palavra nas línguas grega e latina. “A palavra tem poder de gerar vida, de criar e destruir”, acrescentou. Por fim, mostrou um vídeo legendado intitulado: Palavra tem poder? Experiência com Arroz – Massaru Emoto, mostrando o quanto ela tem poder e os efeitos que a mesma produz em nossa vida. Ressaltou a mensagem o Papa Francisco para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2016, tendo como tema “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”, onde o Papa Francisco ressalta a importância de usar as redes sociais para promover o bem da sociedade.

O encontro acontece ainda por todo o dia de hoje e prossegue até amanhã, dia 06. Agora pela manhã acontece a 2ª conferência: Igreja e mídia à luz do Documento 99 (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil) com Ir. Élide Maria Fogolari, pertencente à congregação das Irmãs Paulinas. À tarde deste sábado, acontecerão os grupos de trabalhos: GT 1 – “Oratória, a arte de falar bem”; GT 2 – “Análise de sites e redes sociais”; GT 3 – “Rádio, produzir bem para comunicar”; GT 4 – “A produção de notícias” e GT 5 – “Marketing como propulsor para as Festas de Padroeiros”.

Mais informações no site: www.muticomne1.com.br

Por Glaubércio Valentim – PASCOM Região Sagrada Família / Arquidiocese de Fortaleza.

Fotos by Silvio Martins – Pascom Arquidiocese de Fortaleza

DSC09016 DSC09019 DSC09020 DSC09022 DSC09023 DSC09024 DSC09025 DSC09026 DSC09027 DSC09029 DSC09030 DSC09031 DSC09034 DSC09035 DSC09037 DSC09049 DSC09053 DSC09055 DSC09056 DSC09067 DSC09072 DSC09082