27ª Semana do Migrante na Arquidiocese de Fortaleza

A 27ª Semana do Migrante na Arquidiocese de Fortaleza acontece de 17 a 24 de junho. Num cenário de aceleradas mudanças e crescente mobilidade humana, a 27ª Semana do  Migrante  pretende ser um instrumento para alçar um vôo de esperança, impulsionado pela fé, na perspectiva do amor doação, a fim de “que a saúde se difunda sobre  a terra”  (cf. Eclo  38,8).

A Semana do Migrante do dia 17 até 24 de junho data em que celebra o Dia Nacional do Migrante, dá continuidade à reflexão do tema da Campanha da Fraternidade articulada aos processos migratórios contemporâneos, e tem como lema “Migração e Saúde: conquistar direitos é defender a vida”.

O conteúdo que será abordado na 27ª Semana do Migrante é um apelo para olhar a realidade migratória, tendo a Palavra de Deus como fonte de luz que orienta nossas ações e nos interpela a termos os mesmos sentimentos e as mesmas atitudes de Jesus, em outras palavras, a ter compaixão, a cuidar da vida humana em todas as suas etapas, do nascer até o seu ocaso, para que a vida seja vivida plenamente.

Nesse aspecto, podemos dizer que saúde não é, apenas, não ter doenças, mas é viver num processo de bem estar físico, psíquico, espiritual e social. O fenômeno migratório possui uma importância peculiar na perspectiva da saúde e precisa de pessoas generosas para abraçar os desafios que são muitos.

A Programação da Semana do Migrante na Arquidiocese de Fortaleza é:

Dia 17 de junho, às 19h, na Paróquia Cristo Rei, na Aldeota, Missa de Abertura da 27ª Semana do Migrante na Arquidiocese de Fortaleza.

De 17 a 24 de junho, nas Paróquias Nossa Senhora das Dores do Otávio Bonfim, Nossa Senhora do Carmo – Centro e Bom Jesus dos Aflitos da Parangaba, em Fortaleza – Ceará: Celebração dos Círculos Bíblicos da 27ª Semana do Migrante.

Dia 18 de junho, às 19h, na Paróquia São João Batista – Município de Horizonte, Ceará, Missa do Dia Nacional do Migrante (nos Festejos do Padroeiro São João Batista).

Dia 24 de junho, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres – Município de Caucaia, Ceará, Missa do Dia Nacional do Migrante.

De 1º a 31 de julho, na Paróquia São João Batista em Horizonte, acontecerá Celebração dos Círculos Bíblicos da 27ª Semana do Migrante nas Comunidades: Manuel Luiz, Diadema, Reunida e Nova Jerusalém.

Informações: Emanuel Lindemberg (Pastoral dos Migrantes de Horizonte) (85) 9104.1359, Irmã Eléia Scariot (Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza e Esclabriniana) (85) 3245 1661 ou Francisco Vladimir (85) 3388 8702.

OUTRAS INFORMAÇÕES

* Texto base: