Batizados e enviados

padre brendan

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acabou de publicar um importante livro sob o título “Batizados e Enviados”, e com o tema “A Igreja de Cristo em Missão no Mundo”. Basicamente é um guia para o Mês Missionário Extraordinário que acontecerá no mês de outubro deste ano de 2019 na Igreja Católica. É um esforço para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja Católica. O objetivo deste mês missionário é “despertar a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Este objetivo está perfeitamente em sintonia com a solicitude pastoral do Papa Bento XV em sua Carta Apostólica “Maximum Illud” de 30 de novembro de 1919, onde aquele pontífice fala sobre a atividade desenvolvida pelos missionários no mundo, e onde ele tenta requalificar evangelicamente a missão da Igreja no mundo inteiro  como “a grande e santíssima tarefa confiada aos seus discípulos por Nosso Senhor”. Este tema está em sintonia perfeita com a vitalidade missionária expressada pelo Papa Francisco em sua Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, onde ele afirma: “A ação missionária é paradigma de toda obra da Igreja” (cf. EG, No. 15).

Por ocasião do centenário da promulgação da Carta Apostólica “Maximum Illud”, o Papa Francisco mandou uma carta ao Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para Evangelização dos Povos confiando a ele a tarefa de preparar este grande e importante evento planejado para o mês de outubro que vem. Nesta carta o Pontífice pediu a atenção especial das Igrejas particulares ou dioceses, dos Institutos de vida consagrada e das Sociedades de vida apostólica além de outras realidades eclesiais. Durante o Mês Missionário Extraordinário (MME) o Papa Francisco quer, além de orações específicas, “o anúncio do Evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e solidariedade entre as Igrejas de modo que se desperte e jamais nos seja roubado o entusiasmo missionário” (cf. EG, n. 80).

Atendendo ao pedido do Papa Francisco, o Cardeal Filoni escreveu duas cartas aos bispos do mundo inteiro. A primeira, datada 3 de dezembro de 2017 onde ele citou quatro dimensões que o Santo Padre indicou para nos prepararmos e vivermos o Mês Missionário Extraordinário. São as seguintes: a) O encontro pessoal com Jesus Cristo vivo na sua Igreja: Eucaristia, Palavra de Deus, oração pessoal e comunitária; b) Testemunho: os santos, os mártires da missão e os confessores da fé, que são expressão das Igrejas espalhadas por todo o mundo; c) Formação: bíblica, catequética, espiritual e teológica sobre a missio ad gentes; d) Caridade missionária: como a ajuda material para o imenso trabalho de evangelização, da missio ad gentes e da formação cristã das Igrejas mais necessitadas. Dom Filoni achou oportuno pedir à Secretaria da União Internacional da Pontifícia União Missionária que coordenasse as atividades de preparação, formação e realização do Mês Missionário Extraordinário. Esta  carta do Cardeal Filoni de 8 de abril 2018 aos bispos do mundo inteiro foi sobre o tema que o Santo Padre indicou para outubro de 2019. A  carta apresentou em nome da Congregação para a Evangelização dos Povos e Pontifícias Obras Missionárias oito exemplos que podem facilitar a celebração a nível  local, que depois acompanhará aquela universal.

Basicamente o livro está dividido em quatro partes: a) Aprofundando a Missão; b) Testemunhando a missão; c) Vivenciando a missão permanente; e d) Celebrando a missão. As quatro partes apresentam leituras fascinantes. O livro que contém 99 páginas tem propostas para todas as pastorais e uma sugestão para a Vigília Missionária de 19 de outubro  de 2019. Este livro é indispensável para bispos, padres, religiosos e religiosas, e líderes de comunidades eclesiais etc. para tornar o Mês Missionário Extraordinário um sucesso.

Pe. Brendan Coleman,
Redentorista e Assessor da CNBB NE1