10ª Festa da Vida anima os Movimentos Sociais da Igreja

Foto: Pascom Arquidiocese

Entidades da sociedade civil e movimentos da Igreja, das áreas de crianças e adolescentes, juventudes, saúde, pastoral da Aids, do menor, da sobriedade, família, pastoral do migrante, afro descendente, pessoa idosa, comunicação, artes, socioeconomia solidária, meio ambiente, Conselho de Leigos, Comunidades Eclesiais de Base, Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza, Rede Um grito pela vida, União dos Moradores do Jardim Iracema, Movimento Pró Parque, grupo viva a vida de Canindé, Núcleo de Atendimento à Saúde Física e Mental-Jardim Iracema dentre outras áreas, juntaram suas vozes e manifestações em prol da preservação da convivência social e da vida no planeta na 10ª Festa da Vida, dia 16 de dezembro, das 10h às 16h30, na praça em frente à Igreja Santa Cecília, no Bom Jardim, em Fortaleza, um dos bairros mais violentos da cidade, onde são frequentes os assassinatos de crianças, adolescentes e jovens.

O tema deste ano, “Somos irmãos construtores da paz” remete à última Campanha da Fraternidade focada em “fraternidade e superação violência”. A Festa acontece desde 2009, sempre no terceiro domingo do Advento, o Domingo da Alegria no calendário católico, na expectativa do Natal. É preparada por agentes leigos desde o primeiro semestre de cada ano, em reuniões mensais. Tem a meta de tornar-se uma ação ecumênica e interreligiosa, meta ainda não alcançada em plenitude, embora tenha contado, também este ano, com representação de cristãos separados e de religiões de matriz africana.

A Festa foi um grande encontro celebrativo de irmandade, de ajuda mútua, de valorização da vida, de juntar forças com as pessoas de boa vontade para instalar e fortalecer no mundo a convivência de paz fundada na justiça e na solidariedade conforme o sonho de Deus expresso na criação. A mística foi acentuada nas orações, nos cânticos, no teatro, nas exposições, nas apresentações dos diversos grupos presentes, na poesia, no material exposto na grande tenda e nas grades do patamar da igreja, nas falas e músicas, nos momentos de brincadeiras e entrosamento, o que ocorreu no almoço repartido, quando todos comeram e beberam na alegre partilha, como também nas danças circulares e na apresentação do Maracatu Bom Jardim, do Centro de Defesa Herbert de Souza e do grupo musical “pra lá e pra cá” da Barra do Ceará. A presença sempre alegre e animadora do poeta e cantor Zé Vicente muito contribuiu na festa da vida.

Estavam presentes representantes de várias comunidades paroquiais da cidade de Fortaleza e do interior como Canindé, Baturité, Pacoti, Palmácia, Acarape, Maranguape. Marcaram presença na festa, também, líderes de terreiro de umbanda do Grande Bom Jardim.

Uma palavra de agradecimento a todos que colaboraram de uma ou outra forma, que ajudaram a realizar a festa desde a sua preparação ao longo do ano até sua realização, que entraram no mutirão da festa da vida com dedicado empenho. À comunidade paroquial Santa Cecília que acolheu e abraçou a festa através de leigos que se dedicaram inteiramente na organização da festa, também ao Pe. Leonardo, pároco da Paróquia Santa Cecília e a Região Episcopal Bom Jesus dos Aflitos pelo apoio à realização da 10ª Festa da Vida na Arquidiocese de Fortaleza.

A Festa foi para os participantes católicos momento de beber na fonte da Palavra de Deus e no intercâmbio de experiências de vida. Ao mesmo tempo, momento de fortalecer a fé, a esperança e a disposição de trabalhar sempre mais por um mundo melhor, mais humano e fraterno, para todos.

Ademir Costa, jornalista
Rosélia Follmann